Olha o Blog Venturosense de volta com a coluna PAPO RETO. O nosso papo dessa vez é com um venturosense de 22 anos que está fazendo bonito na TV Asa Branca, onde exerce a função de jornalista, estamos falando do jovem Lafaete Vaz. Entramos em contato com o mesmo que nos respondeu via rede social. Segue o Papo Reto:
Lafaete Vaz (Imagem de Rede Social)
Lafaete Vaz: Sempre estudei em escolas públicas de Venturosa. Comecei na Manuel Tenório, fiz parte do ensino fundamental no Cônego e terminei o ensino médio no Quitéria. São muitas lembranças boas, mas queria deixar uma registrada. Descobri que o jornalismo estava nas minhas veias durante uma aula de português, na oitava série, ministrada pela professora Jocileide Bezerra, conhecida como Jocy. Já tive a oportunidade de contar isso pessoalmente a ela e agradecer.
Blog Venturosense: Quem ou qual foi sua influência para seguir a carreira jornalística? Ou isso já era uma aspiração sua?
Lafaete Vaz: Acredito que uma das maiores influências, mesmo que de forma indireta, foi o velho (Lafaiete Vaz). Cresci ouvindo papai fazer a cantar repente e a poesia é uma forma de informação. Nas cantorias e na literatura de cordel, por exemplo, existem temas relacionados à história, ciência e literatura, notícias são contadas através dos versos. Não nasci como o dom da poesia, mas aprendi a contar histórias.
Blog Venturosense: Seu pai é poeta, suas irmãs são professoras, aliás, grandes profissionais. Há alguns dias uma delas - Laene Vaz - foi matéria na TV Asa Branca por um projeto na área de educação. Alguma vez passou por sua cabeça seguir a carreira de docente ou outra? E por quê?
Lafaete Vaz: Passou sim. Quando terminei o ensino médio fique em dúvida entre Jornalismo e Língua Portuguesa. Fiz vestibular para ambos e passei nos dois cursos, mas o coração falou mais alto e optei pela comunicação social. Não me arrependo, acredito que fiz a escolha certa. Mas, ainda pretendo dar aula em algum momento da minha vida.
Lafaete Vaz e Edson Venturosa
(Imagem de Rede Social)
Blog Venturosense: Em que área do jornalismo você atua? Está satisfeito ou planeja mudar de área futuramente?
Lafaete Vaz: Atualmente sou repórter de web do G1 e do GloboEsporte.com Caruaru e Região e também repórter da rádio Globo FM. Estou muito feliz com estas áreas de atuação. É bom demais quando se trabalha com o que gosta.
Blog Venturosense: Como foi o percurso até à TV Asa Branca? Foi fácil? Foi como você pensou? Houve alguma ajuda?
Lafaete Vaz: Tudo começou com uma oportunidade de estágio durante a faculdade. Fiz a seleção e passei. Foram dois anos de muito aprendizado como estagiário de produção da TV Asa Branca e do GloboEsporte.com. Depois, tirei férias de alguns colegas até surgir uma oportunidade efetiva. Em abril completo quatro anos de TV Asa Branca. Me sinto em casa na empresa.
Blog Venturosense: O que aconteceu com maior frequência: pessoas que duvidaram de sua realização profissional ou que apoiaram e incentivaram?
Lafaete Vaz: Graças a Deus encontrei mais pessoas que me apoiaram. Conheci muita gente bacana aqui em Caruaru, a cidade me acolheu muito bem. Sou grato a muita gente, mas não vou citar nomes para não ser injusto com ninguém.
Amaral e Lafaete Vaz
(Imagem de Rede Social)
Blog Venturosense: Depois de suas conquistas, houve algum momento em que você pensou em desistir ou mudar de área profissional?
Lafaete Vaz: Até agora não. Frustrações são normais na vida e na carreira de qualquer um, faz parte. O mercado jornalístico está complicado, mas não podemos baixar a cabeça para a primeira dificuldade. Como diria a música Vida Rasteja, do d'O Rappa, “se começar foi fácil, difícil vai ser parar”.
Blog Venturosense: Como você avalia a importância da mídia na vida das pessoas?
Lafaete Vaz: Todo mundo precisa de informação. Diariamente as pessoas visualizam centenas de vezes as redes sociais, trocam mensagens, leem notícias, mas às vezes não se lembram de algo básico: checar a fonte. Com isso, acabam compartilham notícias falsas e prejudicando o próximo. É necessário procurar a informação em sites sérios e não acreditar em boatos de WhatsApp.
Blog Venturosense: O que você diria às pessoas que pretendem ingressar no jornalismo?
Lafaete Vaz: A primeira coisa é ler muito, sobre todos os assuntos. Não dá para ingressar em alguma área da comunicação social sem uma bagagem de leitura. A profissão dá trabalho, mas é apaixonante.
Blog Venturosense: Suas considerações e/ou mensagem.
Lafaete Vaz: Queria primeiro agradecer ao Blog pelo convite e dizer que saí de Venturosa, mas ela não vai sair de mim. Sempre que posso vou visitar pais, amigos e familiares. Tenho um carinho imenso pela minha terra. O recado que eu deixo para os leitores é que sejam mais tolerantes, respeitem as diferenças. Vivemos um momento tão complicado no nosso país, com crises políticas, ideológicas, sociais... Não dá pra perder tempo distribuindo ódio nas redes sociais. Finalizo com uma frase da música Mantra, de Nando Reis, que resume bem a minha mensagem: “Amor dará e receberá”. É isso!
Lafaete Vaz na Globo FM Caruaru
(Imagem de Rede Social)
O Blog Venturosense agradece a atenção dispensada por esse grande jovem venturosense: Lafaete Vaz. Um grande abraço e sucesso na carreira profissional e na vida! Estamos à disposição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário